5 dicas para ter sucesso ao negociar o seu salário

By
5 dicas para ter sucesso ao negociar o seu salário
(Nota 5) 1 voto

Você já sentiu que deveria receber um salário maior do que realmente ganha? Isso é muito comum para profissionais de diversas áreas, já que os colaboradores são os que melhor entendem sua própria força de trabalho. Caso você esteja se sentindo dessa forma e deseje negociar o seu salário, não deixe de conferir as 5 dicas abaixo para garantir o sucesso!

 

Seja realista

 

Para pedir um aumento, é preciso que você conheça a realidade da empresa e do seu próprio cargo. Não adianta pedir um valor muito alto se você sabe que a sua companhia está em um momento de crise financeira, por exemplo.

Além disso, é preciso conhecer o orçamento do seu departamento para saber se existe ou não a possibilidade de acontecer o acréscimo. Por isso, o valor proposto deve ser razoável e condizente com esses fatores.

Conheça a JobConvo, um software de recrutamento e seleção online!

 

Converse com o RH da empresa

 

Procure o departamento de recursos humanos e/ou desenvolvimento de pessoas para entender como funcionam as promoções dentro da empresa. As condições para que o aumento aconteça geralmente estão escritas nas normas e políticas de uma organização e devem estar disponíveis para consulta de todos os colaboradores.

Conversando com o RH, você também terá uma ideia dos pisos e tetos de salários para o seu cargo e poderá fazer uma proposta de acordo.

 

Converse com o seu gestor

 

O aumento de salário está em sua maioria atrelado ao desenvolvimento profissional de cada colaborador. Isso significa que, para merecer o acréscimo, você deve ser um profissional comprometido na sua área.

Converse com o seu gestor sobre os seus pontos fortes e de melhoria para entender como você é visto dentro da empresa. Afinal, o seu gerente é o profissional responsável pelo seu trabalho e saberá dizer o que é preciso para que você consiga um aumento em seu salário.

 

Faça uma proposta estruturada

 

Quando você pedir o aumento, será preciso ter uma estratégia definida para que a negociação seja bem-sucedida. Os responsáveis precisam entender por quê você acha que merece uma remuneração mais alta e é imprescindível que você saiba responder às perguntas.

Liste todas as suas habilidades e competências profissionais para que seja mais fácil para eles enxergarem o seu valor dentro da organização. Faça uma proposta realista, que considere o teto do seu cargo e nível na hierarquia e mostre que você está pronto para trabalhar de acordo com o novo salário.

 

Esteja preparado para a resposta

 

Apesar de uma estratégia definida que mostre que você merece um salário mais alto, nem sempre será possível conseguir o tão sonhado sim. Isso acontece por diversos motivos internos e externos à organização: o quadro de funcionários, o budget disponível, a situação econômica do País no geral.

Por isso, mesmo que a resposta seja negativa, é importante que você esteja preparado para a resposta e não desanime caso não consiga o acréscimo na remuneração. Agradeça aos seus gestores e/ou ao departamento envolvido e coloque-se à disposição para uma renegociação no futuro.

Lembre-se sempre de que o importante ao atuar dentro de uma empresa é ter o seu trabalho reconhecido, mesmo que nem sempre seja por meio do salário. Tenha um relacionamento próximo e transparente com os seus superiores para garantir que você está no caminho certo e ter abertura para falar sobre futuras promoções e mudanças de cargo.

Caso ainda tenha restado alguma dúvida, basta deixar um comentário no espaço abaixo e faremos de tudo para ajudá-lo. E não esqueça de compartilhar o artigo nas redes sociais para apoiar também os seus amigos!

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like