4 dicas práticas para aumentar a produtividade trabalhando em casa

By
4 dicas práticas para aumentar a produtividade trabalhando em casa
(Nota 5) 2 votos

Trabalhar em casa, sem perder tempo no trânsito estressante do dia a dia, em um ambiente confortável e muito mais aconchegante do que os escritórios das empresas tradicionais. Esse é o objetivo de muitas pessoas, atraídas pela praticidade e pela economia que o home office proporciona – economia que também agrada às empresas, fazendo dessa modalidade uma solução prática para ambos os lados.

Mas, assim como o trabalho tradicional, também tem seus prós e contras. Um dos pontos negativos é uma dúvida comum: como manter o mesmo rendimento que teríamos na empresa, sem distrações como redes sociais, telefone, campainha e possivelmente membros da família, principalmente crianças, presentes em casa durante o horário de trabalho? Pois é, nem sempre são situações fáceis de lidar. Pensando nisso, separamos 4 dicas práticas que vão te ajudar a aumentar a produtividade no trabalho em casa.

1. Estabeleça uma rotina

Para muitas pessoas, trabalhar em casa significa ter a liberdade de acordar mais tarde, ficar o dia todo vestindo pijamas, fazer o próprio horário, etc. Mas a falta de uma rotina definida pode transformar esse sonho em pesadelo. Por isso, é importante estabelecer uma rotina diária, uma espécie de ritual: determinar que horas vai acordar, quando vai tomar o café da manhã e até mesmo vestir roupas mais formais e abrir mão de usar pijamas ajudam a afastar a preguiça, entrar no ritmo e manter o foco nas atividades.

2. Proteja-se das distrações

Quando estamos em casa, sem ninguém por perto, muitas vezes nos deixamos levar pelo impulso de acessar as redes sociais ou outros sites para dar um respiro em meio à rotina do trabalho. Mas aquela espiada geralmente se alonga mais que o planejado e acabamos desviando totalmente o foco. Por isso, é importante que, durante o período de trabalho, façamos um esforço para deixar de lado essas tentações: feche o navegador onde está aberto o Facebook, deixe o celular no modo silencioso e não deixe ninguém te interromper por qualquer motivo banal. Acredite, esses pequenos gestos fazem uma grande diferença no fim do dia.

3. Planeje pausas durante o dia

Quando trabalhamos com prazos apertados, ignoramos que temos um tempo de concentração limitado e acabamos mergulhando no trabalho por horas a fio, mas sem o nível de atenção necessário, e o resultado final fica abaixo do esperado. Por isso, é importante determinar no seu planejamento algumas pausas para dar descanso ao corpo e retomar o trabalho com atenção total. Você pode estabelecer, por exemplo, que a cada duas horas trabalhadas, vai fazer uma pausa de quinze minutos.

4. Fuja da rotina!

Pode parecer, a princípio, uma contradição com a primeira dica: como eu vou definir uma rotina para depois fugir dela? Estabelecer uma rotina é primordial para trabalhar em casa, mas às vezes fugir também pode ser muito favorável à sua produtividade. De tempos em tempos, faça algumas horas de trabalho em uma cafeteria, de preferência que tenha outras pessoas trabalhando também, ou então procure um espaço de coworking, onde você vai encontrar toda a estrutura que precisa: internet, ar condicionado, silêncio e até mesmo café, tudo isso a preços acessíveis. E você ainda pode conhecer outras pessoas que também trabalham nessa mesma modalidade para compartilhar ideias e estratégias.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like