Qual a importância do design para seu site?

By
Qual a importância do design para seu site?
(Nota 4.9) 9 votos

Criar um visual atrativo é mais importante do que você imagina e pode ser decisivo na imagem que as pessoas têm da sua empresa

O que faz com que você clique em um site e tenha interesse de visitar outras páginas além da homepage, ou simplesmente, não desistir dele numa primeira “olhada”?

Sim, a primeira impressão é a que fica! (E ela é construída em apenas oito segundos).

 

Não há nada pior para o usuário que acessa uma página do que se deparar com situações como estas:

– Páginas carregadas de textos mal dispostos;

– Informações desatualizadas;

– Menus em excesso, dificultando ao usuário encontrar o que procura;

– Muitas imagens, vídeos e anúncios que confundem o leitor;

– Elementos que carregam demais a página e aumentam o tempo de abertura do site;

– Cores muito chamativas ou com pouco contraste, que não criam um visual atrativo;

– Bagunça nas fontes e falta de padronização no layout;

– Etc. etc. etc.

 

Nesses casos, não se esqueça: menos é mais!

 

Mesmo que a empresa seja muito boa no que faz ou tenha os melhores produtos à disposição do cliente, se ele não tiver uma boa experiência ao acessar o site, todas essas boas impressões podem ir por água abaixo.

Práticas como as mencionadas acima prejudicam – e muito! – a imagem de qualquer empresa. Elas demonstram falta de credibilidade, por mais que a reputação da empresa seja muito boa no mercado.

Além disso, podem sinalizar uma despreocupação com o cliente, que não encontra o que procura ao visitar um canal oficial de comunicação da empresa.

 

O que isso quer dizer?

Quando atraímos um usuário para nosso site, queremos que ele permaneça o maior tempo possível navegando por ele.

Quanto mais tempo o internauta permanecer no site, maiores as chances de ele se interessar por um produto ou serviço e se tornar um cliente. Portanto, a usabilidade e o design são de extrema importância para a eficácia do site.

 

[blockquote source=”Jakob Nielsen, sobre o conceito de usabilidade.”]“Se ele der dois cliques no mouse e não encontrar o que procura, outros competidores no mundo oferecerão o mesmo produto, mas num outro clique, fora do seu site”. [/blockquote]

 

Mesmo que o conteúdo seja muito bom, é o design que vai determinar a confiabilidade do seu site. Parece incoerente, mas não é.

Pesquisas apontam que 94% das pessoas têm uma boa ou má impressão de um site apenas pelo design. Ou seja, ele é mais poderoso do que você imagina!

Ficou curioso para saber mais sobre esse assunto? Fique ligado nos próximos posts do blog. Vamos passar algumas dicas sobre elementos para otimizar seu site e aumentar a taxa de conversão.

Leave a Comment

Your email address will not be published.