Como apresentar resultados de Inbound Marketing?

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Como apresentar resultados de Inbound Marketing?
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Você já deve saber que o inbound marketing depende de conteúdo de qualidade como ferramenta para gerar visitantes e conduzir o consumidor em uma jornada de compra. Essa estratégia apoia a criação de autoridade no assunto para uma empresa, com posts em blogs, redes sociais e compartilhamento de materiais mais completos. Muitas vezes o destino desse relatório é uma pessoa que não conhece muito bem esse trabalho, então como melhorar a apresentação de resultados de inbound? Pensando nisso, vamos dar 3 etapas práticas para você não se perder na hora de prestar contas do último período e já começar a pensar no próximo!

Deixe claros os objetivos

A primeira grande diferença de um relatório de inbound para vários outros é a necessidade de deixar cada um dos tópicos trabalhados bem claros para leigos: mesmo em empresas com 100% de negócios online, nem todos os gestores, conselheiros ou investidores podem ser os especialistas. Por isso, é importante que você deixe sempre bem claro quais os objetivos com cada um dos dados e como sua leitura pode ser facilitada (aqui em um ebook bem legal pensando só nesse tema, vale muito o download!). Explique os tópicos trabalhados, qual o impacto de cada um nos resultados e como isso é relevante para a organização.

 

Defina as métricas essenciais para um resumo executivo e vá trabalhando em cima delas. Se encontrar algo mais impactante ou que possa dar um destaque claro para um foco do período, faça um “Bônus”, mostrando além dos números, essa pequena explicação bem direta e objetiva. Se ao avaliar os números dos seus materiais disponibilizados para leads, como ebooks, whitepapers, infográficos, vídeos ou apresentações, você encontra um insight que pode impactar os próximos lançamentos, não deixe isso guardado. Seu relatório é o seu caminho aberto para o diálogo.

E um ponto essencial: fique atento à relevância dos dados apresentados.

 

Selecione as informações mais importantes

Um bom relatório não é medido pela quantidade de dados, mas pela qualidade deles. Todo tipo de apresentação é uma construção, mas algumas informações podem ser muito específicas (e, portanto, podem ser relevantes apenas para um número pequeno de profissionais) e deixar explícito apenas o que é impactante, importante e será considerado no direcionamento de ações. O ROI, por exemplo, é um dado que não pode faltar.

 

E dentro da sua estratégia de marketing digital, especialmente de inbound, o interessante é manter as ações sempre otimizadas e prontas para seram ampliadas.  Por isso, você precisa estudar bem o seu mercado, colocar no papel os resultados e ver o que vale a pena entregar para o seu gestor.  Em tempos de análise de investimentos e para transformar dados em uma justificativa, não se deixe enganar por avaliações rasas.

 

Para que isso fique perfeito, só falta uma coisa:

Crie uma apresentação profissional

Um bom design faz a diferença. Você consegue encantar muito mais o seu público alvo com uma apresentação bem organizada e focada em seus objetivos. Use as cores certas, disponha as informações com a devida atenção e não perca detalhes, usando imagens de qualidade e que sejam ligadas ao seu tema. A grande diferença de uma apresentação profissional é entender a importância daquele material para o seu trabalho: ela não é apenas um acessório, mas uma ferramenta para o seu sucesso.

 

Se investir em um serviço específico ainda não faz parte do seu planejamento, não deixe de pesquisar ferramentas gratuitas de qualidade ou buscar templates de empresas referência na área (e já avalie essas contratações para um futuro: quem sabe você não conquista uma verba específica para isso em um momento chave?).

 

A maior dica para construir bons relatórios de inbound é ter bons resultados e isso só é possível com muito trabalho! Por isso, não perca o foco e continue criando bons materiais e reforçando o seu relacionamento. Tem alguma ideia que deseja compartilhar? Não deixe de utilizar o espaço para comentários!

 

Post escrito por Lígia Braga da SMARTalk para o Conteudocommarketing.com.br

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